85px-Brasao_sjvrp

São José do Vale do Rio Preto é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, situado na Região Serrana Fluminense.

O Município possui aproximadamente 269 km² de extensão territorial, com limites físicos em Três Rios, Petrópolis, Teresópolis, Areal e Sapucaia. Suas principais áreas de preservação ambiental municipal, oficialmente existentes são: Serra do Taquaruçu (Araponga), Serra da Maravilha e Serra do Capim (Pedra das Flores).

À cafeicultura deve São José a construção das grandes sedes de fazendas, tais como as das fazendas do Calçado Grande, Nossa Senhora do Belém, Sossego e Águas Claras. A lavoura do café aumentou, consideravelmente, o emprego da mão-de-obra escrava, o que resultou em toda a Província na presença maciça do elemento negro africano que tanto contribuiu, com seu trabalho, para a efetivação de um novo ciclo de desenvolvimento implantado no Vale do Paraíba.

Duas nações indígenas eram muito fortes na região. Os Purís, com sua natureza hostil e de guerreiros vigorosos, e os Coroados, antropófagos, mas com pouca vitalidade para a guerra com os brancos. Os coroados tinham os cabelos cortados em forma de coroa, não tinham sobrancelhas e tingiam os cabelos com urucum. Os Purís foram empurrados para a região de Entre Rios, São José de Além Paraíba e Juiz de Fora, e os Coroados foram exterminados antes de 1850.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Clique na imagem para mais detalhes