85px-Brasao-miguelpereira

Miguel Pereira é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na microrregião Centro-Sul Fluminense. É uma estância climática localizada a 618m acima do nível do mar com 287,356 km² de área. Localiza-se a 22º27’14” de latitude sul e 43º28’08” de longitude oeste. Apopulação aferida pela contagem de 2010 do IBGE foi de 24 647 habitantes.6

Possui o curioso formato de um peixe, que está praticamente sobre a Reserva Biológica do Tinguá, que recentemente concorreu a uma das 7 Maravilhas do Rio promovido pelo jornal “O Globo”. Suas colinas suaves e suas montanhas azuladas abrigam cachoeiras admiráveis e rios de curso sereno e água cristalina. Está em área de Mata Atlântica, tendo uma vasta fauna e flora.

A evolução histórica de Miguel Pereira acha-se ligada à de Vassouras e de Paty do Alferes, e à expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do rio Paraíba do Sul.

A ocupação da área de Miguel Pereira teve origem nas primeiras explorações que visavam transpor a Serra do Mar, depois com a abertura feita por Garcia Rodrigues Paes do Caminho Novo do Tinguá, entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais.

Os tropeiros que subiam o rio das Mortes em direção a Sacra Família do Tinguá (atualmente distrito do município de Engenheiro Paulo de Frontin), fixaram ponto de passagem em pequena várzea. Inicialmente o local ficou conhecido como Barreiros ou Tejuco pois aí se atolavam as tropas de burros que percorriam o Caminho Novo. Depois passou a se chamar Estiva, nome de uma trama de bambu que os tropeiros usavam para colocar no caminhos dos burros para assim vencer a lama em sua jornada.

Fonte: http://pt.wikipedia.org



Exibir mapa ampliado