sao-fidelis

Trilheiro

Trilhas, evento, notícias, fotos, vídeos e dicas

Tombos – MG

out 17th, 2010 • Categoria: Cidades

Tombos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localizado na Zona da Mata Mineira, a 5 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro e a 28 km do município de Carangola, sua população estimada em 2009 era de 8.88 habitantes

O município recebeu este nome em alusão às três quedas (tombos) d’água da cachoeira do rio Carangola que fica na cidade. Inicialmente conhecida como Tombos do Carangola, o nome foi encurtado com o tempo para Tombos.

O Coronel Maximiniano José Pereira de Souza, mais ou menos no início do século XIX, abastado proprietário, foi quem primeiro conheceu o local, nele se fixando definitivamente, com seus escravos, amigos e parentes. No início, a região passou a ser conhecida por Tombos, em alusão às três quedas d’águas nela existentes. Com o correr dos anos e o desenvolvimento natural das lavouras ali iniciadas formou-se pequeno núcleo populacional.

O coronel Maximiniano, que se havia tornado posseiro das terras desbravadas, fez doação, em 1849, de uma gleba para o patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, cuja capela seria edificada em honra à Santa. O local passou assim a chamar-se Nossa Senhora da Conceição de Tombos e pouco tempo depois foi elevado à categoria de distrito pela Lei provincial número 605, de 21 de maio de 1852. Mais tarde, o topônimo foi alterado para Tombosde Carangola, passando a simplesmente Tombos quando da sua emancipação política, o queaconteceu com a Lei número 843, de 7 de setembro de 1923.

No dia 12 de novembro de 1878, pela Lei nº 2500,o território foi incorporado ao município de Carangola tornando-se Distrito,com o nome Tombos do Carangola, que assim permaneceu até a criação do município. Com a emancipação política, através da Lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, Tombos tornou-se município, passando a denominar-se simplesmente “Tombos”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Clique na imagem para mais detalhes

Related Posts with Thumbnails
Comentários e pings fechados.




2 Comentários »

  1. [...] Informações sobre Tombos! Tags: Minas, Moto, Tombos, trilha Comentários e pings fechados. [...]

  2. [...] Informações sobre Tombos! [...]

Comente